quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Agenda

Aproveitamos o blog para também informar sobre eventos acadêmicos e culturais, como forma de interagir com os amigos e anunciar o que de bom está sendo realizado.


1. Haverá o lançamento do livro "É Tudo Cinema: 15 anos de É Tudo Verdade", de Amir Labaki.Será na terça feira, 09 de novembro, a partir das 19h, na livraria Blooks, que fica no Unibanco Arteplex (Praia de Botafogo, 316). Amir Labaki é diretor do É Tudo Verdade, o mais importante festival de documentários da América Latina. Já fez parte de júris dos mais importantes festivais de documentário do mundo (Leipzig, IDFA, Réel, entre outros).

2. O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Cineclube Cinerama da UFRJ realizam a Mostra Fronteiras do Cinema Latino-Americano, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro, sempre às 19 h, no FCC. Para mais informações sobre a localização consultar: www.forum.ufrj.br.  A entrada é gratuita e sugerimos os filmes para maiores de 16 anos. Os filmes serão exibidos em dvd. São filmes latino-americanos de diretores premiados e reconhecidos que não tiveram distribuição comercial e que encenam paisagens naturais e pequenas cidades, muitas vezes perto de fronteiras, não como uma volta a um regionalismo ou provincianismo, mas como uma forma de pensar o local hoje em dia sem passar pelos grandes centros urbanos. Haverá debate no dia 9 de novembro, terça-feira, após a exibição de “Hamaca Paraguaya”, de Paz Encina (Prêmio FIpresci no Festival de Cannes de 2006), com Adalberto Müller e Hernán Ulm. Adalberto Müller é professor do Instituto de Letras da UFF, onde pesquisa relações entre literatura e cinema. Organizou  Manoel de Barros: Encontros ( 2010) e João Cabral: A máquina do poema de Benedito Nunes (2007). É também poeta, cineasta e tradutor. Hernán Ulm é Professor da Universidad Nacional Salta/Argentina e realiza seu doutoramento no Instituto de Letras da UFF. É autor de Historia etica y actualidad en Michel Foucault (2006) e tem escrito sobre o cinema argentino contemporâneo.

3. A Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec – lança seu primeiro livro, Produção e Colaboração no Jornalismo Digital, que reúne o trabalho de 16 pesquisadores de 10 distintas instituições de ensino e pesquisa. O livro busca evidenciar através dos Núcleos de Pesquisa da Rede JorTec algumas das mais importantes questões para a prática contemporânea do jornalismo digital, como a integração qualificada do leitor no processo de produção jornalístico, possibilidades de interatividade, narrativa e visualização do conteúdo, diferenciações do processo de produção, modelos de negócio e possíveis tecnologias aplicadas ao jornalismo digital. O lançamento ocorre no 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (8º SBPJor), no dia 9 de novembro, terça-feira, às 20 horas, em São Luis, Maranhão.

Livro: Produção e Colaboração no Jornalismo Digital
Autores:
Alvaro Bufarah Junior, Ana Maria Brambilla, Ben-Hur Correia, Carla Schwingel, Carlos d’Andréa, Carlos Eduardo Franciscato, Carlos A. Zanotti, Dijna Andrade Torres, Diólia de Carvalho Graziano, Fernando Firmino da Silva, Gabriele Maciel, Getúlio Cajé dos Santos, Jorge Rocha, Marcelo Träsel, Raquel Ritter Longhi, Walter Teixeira Lima Junior

Organizadores:
Carla Schwingel e Carlos A. Zanotti

Editora Insular
Preço capa: R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário