segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A moda do homem que se cuida

Por Netto Pantoja

Se você acha que a moda voltada para o público masculino se restringe em calça jeans, tênis e camisa, você precisa mais do que nunca ler esse post até o fim. O Mimo irá comprovar que existe sim um espaço dedicado aos homens mostrando cinco principais estilos, e que a roupa adequada em cada lugar faz toda a diferença, afinal, que mulher não gosta de andar ao lado de um homem elegante?


O traje boêmio ou retrô, pra quem não sabe, foi unanimidade em todos os desfiles do circuito internacional. Nele podemos observar um ar clássico, com referência ao passado, para lugares é adequado para temperaturas baixas unindo conforto e bom gosto. Peças que cobrem completamente os braços, acessórios recorrentes como chapéus, boinas, e sobreposições com tecidos aveludados são predominantes nesse tipo de roupa onde a palavra-chave é sofisticação.


Como o próprio nome do traje já sugere, o modo casual tem um aspecto mais ocasional e informal, porém, ainda exige bom senso na escolha das peças dependendo do ambiente. Em lugares públicos como cinemas, lanchonetes, shoppings, onde o clima de descontração é mais influente, o traje casual é o mais recomendado. Existe também um casual mais chique, encontrando principalmente em locais de trabalho que exigem uma aparência séria e descerimoniosa.



No traje despojado, podemos afirmar que a personalidade do homem é refletida ainda mais com essas roupas. Peças que se transformaram em verdadeiras febres como a camisa xadrez e a calça saruel se destacam por serem ousadas, diferentes e transmitir modernidade e urbanismo ao mesmo tempo. Indicamos esse tipo de roupa para passeios à tarde, baladas com amigos ou qualquer ambiente que não exija algum tipo de formalidade.



Antes de tudo, não se deve confundir traje esporte com traje esportivo, pois ele não tem nada a ver com a prática de esportes. Ele se divide em traje esporte despojado e traje esporte fino. Se você vai a um passeio na praia em um dia de calor, ou um lanche em um local mais simples, pode optar por camiseta, sapatênis e bermuda. Mas se o dia lhe reservar algum tipo de exposição, batizado, missa ou um almoço mais formal, é aconselhado usar uma camisa esporte com jeans liso, e se o locar for frio, pode completar traje com um blazer.



Para esse tipo de traje, o lema é sofisticação e elegância. Nesse caso sim, é mais do que recomendado usar a roupa social para não haver algum tipo de constrangimento. Lugares como coquetéis, jantares especiais, casamentos ou que incitem solenidade são os que mais solicitam o uso. Num caso mais incomum como um almoço formal na casa de alguém respeitável num dia frio, o uso do suéter com calça social não é errado.

Depois desses esclarecimentos sobre roupas masculinas, espero que a gente tenha acabado de uma vez por todas com essa história de que o homem não precisa se preocupar com o que veste ou que não existe mercado para esse público. Finalizamos esse post ressaltando que muito mais do que se atentar para a aparência, a importância de se sentir bem consigo mesmo ainda deve vir em primeiro lugar, pois nenhuma roupa fica bem em quem não se sente bem. O Mimo te aconselha a inventar sua própria moda, seja ela tendência ou não. 

3 comentários:

  1. homens bem cuidados sempre ganham pontos extras ! especialmente se for um traje esporte ou social, que eu um charme, rs. ótimo post :)

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que ser um homem "bem cuidado" não significa ser arrumadinho tradicionalmente. Até na bagunça de um visual pode haver um homem arrumado, cheiroso, charmoso...

    Adorei o post do Netto! Vamos lá mimosos, charmosos, cheirosos... hihih :p

    ResponderExcluir
  3. Por isso fiz questão de ressaltar no fim do post a importância de se sentir bem, seja qual for a roupa, porque de uma certa forma você vai acabar repassando isso pras outras pessoas. (:

    ResponderExcluir