quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maria Yânckyn e Franciane Soares: Mimosas na Espanha

por Cássia M. B. Nascimento

É com muito orgulho que homenageamos as mimosas Maria Yânckyn e Franciane Soares que estão agoraem Salamanca e La Coruna, respectivamente, para seis meses de bolsa intercâmbio Santander. As duas meninas são estudantes do Curso de Letras - Língua Espanhola da UFAM e membros do MIMO. Maria Yânckyn é voluntária responsável pelas atualizações do Facebook do MIMO e Franciane Soares foi extensionista da ACE Confluência MIMO de Moda.

Maria Yânckyn 
Franciane Soares


Fica aqui nosso carinho e votos de muito sucesso, por meio do texto produzido por uma amiga de ambas, Leidiane Silva de Souza, também acadêmica de Letras - Língua Espanhola da UFAM.

E partiram rumo ao velho continente, buscando sonhos, deixando saudades e também a ansiedade de um novo encontro.
Foi exatamente com essa frase que me despedi de duas amigas queridas que decolaram para seis meses na Espanha. A universidade, salas e corredores são os mesmos, mas pra mim, particularmente, tem algo a menos... Digo a vocês, que pra quem fica é sempre mais difícil, porque só resta a saudade. No entanto, nestes momentos temos que deixar de lado tudo o que diz a razão ao “Eu” e pensar no bem do outro, no meu caso das “outras”. Imagino que tenha sido difícil pra ambas a despedida, pois, nos dias que antecederam a viagem, a mim foram confidenciados medos, ansiedades e presenciei choros e mais choros, não somente aquele que descem as lágrimas no rosto. No entanto percebi algo mais profundo, lágrimas que rolavam no ar através de palavras ou de um simples olhar. Nestes momentos, quem permanece deve ser a fortaleza de quem vai e ser aquele que vai dizer: Ei!!! Vai dar tudo certo!!! Vai sem medo!! E assim o fiz... E creio que os pais, parentes e amigos o fizeram também.
A admiração brotou em mim por ambas, é gratificante ver alguém crescer bem diante dos seus olhos e poder fazer parte disso. Talvez voltem diferentes ou com sotaque ou com pensamento europeu, mas acredito que voltarão exatamente do jeitinho que foram. Pessoas maravilhosas que aprendi a amar e a respeitar com suas personalidades distintas e cheias de sonhos. No que diz respeito a sonhos, neste sim, notaremos uma diferença, porque alguns dos milhões já estarão realizados.
Reforço a frase que citei no começo e que ouvi de uma pessoa que muito muito uma delas: Pra quem fica é sempre mais difícil, porque só resta a saudade... Estaremos ansiosos para ouvir todas as histórias de vocês, ver a empolgação da Maria falando das milhões de pessoas que conheceu, dos lugares que visitou, do que aprendeu, de como tudo parecia tão familiar pra quem já viajava pra Espanha mesmo antes de decolar da maneira mais pessoal possível: na imaginação. Já até posso ouvir a Franciane relatando o que estudou e, pelo que conheço, falando também como foi difícil ficar longe de casa e dos seus pais.
Esperaremos o retorno dessas nossas queridas amigas que fazem parte também desse lindo Grupo chamado MIMO. Elas, de alguma forma, nos representam no velho continente levando nossa alegria, nossa cor e nossa maneira diferente de fazer universidade. Então, sintam-se orgulhosos também, mimosos e mimosas, temos MIMO na Espanha .

Quem sabe me convidem no futuro pra relatar como foi o retorno, e como diria Pedro Bial: "Nossas Heroínas", aguardo ansiosa o novo convite (risos). Até breve!    

                                            
Leidiane e Franciane: despedida

2 comentários:

  1. Sucesso e bons estudos para as duas!
    Já tive a experiência de estudar na Espanha e posso afirmar que a sensação e as lembranças são únicas! :D

    ResponderExcluir