sábado, 8 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Por Kamilla Vieiralves

O movimento Outubro Rosa nasceu nos EUA nos anos 90, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo ao combate ao câncer de mama, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque. 
Não se sabe ao certo quando a ação de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, etc começou, o importante é que trouxe uma visibilidade ainda maior para o movimento. A ideia é chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo com elegância e feminilidade. Hoje a iluminação rosa permite a compreensão total do evento e uma identidade reconhecida por onde passa.
No Brasil, a primeira manifestação foi em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (ou Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo, foi iluminado de rosa no dia 2 de outubro. Desde então, muitos outros símbolos do país ja foram coloridos de cor de rosa em adesão ao movimento.


No Amazonas, esse ano, lugares como a sede da Fundação CECON (Fundação Centro de Controle de Oncologia), o Teatro Amazonas, a arena Amadeu Teixeira e o Prédio da Assembléia Legislativa do estado, em Manaus, bem como o bumbódromo e o Centro de Saúde Waldir Viana, em Parintins, foram iluminados com luzes cor de rosa.
Como parte da programação do Outubro Rosa, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) estará com duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher equipadas para realizar exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo de câncer de colo de útero.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres, portanto queridas leitoras, idade não é desculpa para não cuidar da saúde! Se você não tem 40 anos, faça o exame do toque todo mês. É simples e pode ser feito por você mesma! Mas se você tem 40 anos ou mais, faça anualmente a mamografia. O autoexame não substitui o exame clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário