segunda-feira, 27 de junho de 2011

MODA & INCONSCIENTE…
Por Lara Almeida


Quais são as raízes psíquicas da felicidade sempre efêmera de estar na moda?

De que maneira, para ser moderna, sobressair-se, rivalizar ou agradar, podemos chegar ao ponto de nos impor uma identidade corporal que pode nos levar à anorexia ou nos arrastar para a “cronopatia” da fashion victim?

Moda & Inconsciente, um livro maravilhoso escrito pela autora Pascale (Médica, especializada em psiquiatria e psicanalista francesa, Pascale Navarri é integrante titular da Sociedade Psicanalítica de Paris) discorre sobre os meandros da história da moda sob o ponto de vista psicanalítico, através de uma linguagem super simples e acessível.



O primeiro passo da autora é demonstrar que de superficial e fútil a moda nada tem, pois ela está intimamente vinculada aos mecanismos do inconsciente humano, os quais estão atuantes desde o momento do nascimento, principalmente na primeira etapa da infância, quando o bebê é a estrela de seu show diante do fascínio dos pais, familiares e amigos. É neste momento que a psicanalista situa a predominância da linguagem visual sobre qualquer outra expressão do pensamento na interação com o outro, e dessa importância fundamental do olhar nasce o prazer de se exibir diante dos demais.

A partir de então a busca do ser humano pela atenção alheia é incessante; assim, a moda se torna um instrumento de constante renovação, uma possibilidade de se fazer a diferença e, assim, encontrar em meio à uniformidade o desejado destaque pessoal. Paradoxalmente, muitos vêem neste universo a imposição de determinados estilos, e não raro é possível testemunhar o fenômeno da clonagem, principalmente ao se caminhar nos templos da moda, os shopping centers, quando várias mulheres parecem ter saído das vitrines das lojas, ostentando em seus corpos os instrumentos do desejo, símbolos de poder e status. Na verdade, ao perseguir a rivalidade e a distinção, muitas vezes se deparam com uma certa padronização.

Várias questões pertinentes e urgentes são discutidas neste livro, desde a crescente indistinção entre homens e mulheres nas criações mais recentes da moda; o precoce envolvimento das crianças neste universo; a busca da eterna juventude na escolha do vestuário; os que se deixam escravizar pelos circuitos da esfera ‘fashion’; até a vulgarização do erotismo, o papel da marca na construção e desconstrução da identidade, entre outros inúmeros fatores que devem ser compreendidos para que a moda seja um fator positivo nos mecanismos da psique humana, e não um elemento patológico.

Combinar as cores, escolher as roupas, comprar novas bolsas, trocar os sapatos, seguir a tendência… A moda é cheia de coisas que explicam muito sobre o comportamento. Este livro explica os meandros da psique na tentativa de criar uma auto-imagem.

Gente mimosa, leiam esse livro: uma obra que expande nossos conceitos em relação a moda e a psicologia!!!!!

Moda & Inconsciente: Olhar de uma Psicanalista
Editora: Senac
Autor: Pascale Navarri
ISBN: 9788573599374
Ano: 2010

Um comentário: