quarta-feira, 17 de agosto de 2011


MIMO.COM e “Dimensões socioculturais da cadeia produtiva da moda”

Por Lara Almeida

Para quem não compareceu ao projeto Ciclo de Palestras MIMO.COM, tenho a grande satisfação de informar que ontem a noite foi EXCELENTE!


Nossa convidada a professora, doutora, Marilene Corrêa palestrou por mais de 1h30 com muita desenvoltura e conhecimento (para dar e vender como diria o povo) o tema "Dimensões sócioculturais da cadeia produtiva da moda".


Foram muitos assuntos abordados, que com certeza, deixaram o público perplexo. Uma nova forma de pensar sobre a moda.

Pode-se observar a análise das vestes e indumentárias dos índios que davam espaço à moda e à diversidade entre diversas tribos (povo muito fashion) munidas de plumas coloridas, grafismo (tatuagem pelo corpo) em corpos esculpidos por músculos definidos, bem como as vestes adaptadas aos “cabocos” ribeirinhos na colonização da região!

A palestrante falou sobre a sociedade de consumo de massa centrada na produção de novas necessidades a partir da Lei da Absolência - na qual os produtos, acessórios e vestuários precisam ser resignificados ciclicamente, buscando a sedução e a diversificação no meio da moda.

Outro ponto relevante da palestra foi a questão da complexa cadeia produtiva da moda que vem sendo desencadeada desde o século 17 e 18 na França e Inglaterra e desde o século 19 no Brasil! O que antes era fortemente voltado ao público masculino passa a vez para o público feminino e atualmente se inicia, talvez, um ciclo de maior equilíbrio entre os dois gêneros!

No Brasil, especificamente, as regiões Sul e Nordeste estão crescendo muito no que se refere à produção de moda. Para quem é amante da produção de moda, o mercado está em franca expansão!

Você já começou a se movimentar para pegar uma fatia desse bolo?

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