quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tribos da moda

Por Lara Almeida

Acho engraçado como a palavra tribo e todo contexto que ela envolve, ainda hoje, tem uma enorme importância para a sociedade humana, porém muitas vezes ela é mal compreendida!

Do ponto de vista histórico uma tribo seria uma formação social, considerada por estudiosos da antiguidade como sendo algo primitivo. Muitas pessoas usam o termo para referir-se a sociedades aborígenes, indígenas e outras sociedades que existem na África e na Ásia.

Refletindo um pouco sobre esse tema comecei a me questionar: “Tribos são sinônimo de primitivismo? E quanto as tribos urbanas que vêm se manifestando cada vez mais nas ruas da sociedade moderna, elas também são primitivas?

Quer dizer então que se me identifico e escolho fazer parte de um grupo que vive sobre certas regras, códigos de vestuários e códigos de conduta, diferentes das tribos majoritárias (por exemplo, a tribo das patricinhas, a tribo dos surfistas, a tribo do nerds, a tribo dos executivos milionários, e etc.) eu seria considerada primitiva?


Bem do ponto de vista de vários conquistadores e historiadores isso seria verdade!!!

Vestimentas e comportamentos que não eram iguais aos da sociedade vigente da época eram considerados inferiores e primitivos. Nosso povo indígena não passava, na percepção do homem branco, de um povo primitivo, e com costumes e vestimentas rudes e/ou bárbaras.

Será que não está na hora de começarmos a rever nossos conceitos?


Hoje em dia vemos cada vez mais novas tribos surgindo - as tribos urbanas - que se destacam, justamente, por optarem por serem diferentes. Essas tribos vêm se expressando através da moda.


Acho muito legal quando as pessoas buscam na moda e nas artes expressarem novas ideias e ideais através dela.


A moda é assim mesmo: feita de pessoas que carregam consigo um mundo interior repleto de idéias e fantasias!!!

A moda contagia e abriga sem preconceitos todos os tipos de tribos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário