domingo, 3 de junho de 2012

A Moda das Gírias

Por: Harisa Lira
Oi gente! Hoje eu quero mostrar a vocês sobre outra área linda do nosso Mimo, as Linguagens. As coisas que falamos, lemos e escrevemos são processos genuinamente comunicativos e também fazem parte da moda. E dentro da ideia, me veio o tema gírias.
Quem nunca ouviu ou disse uma gíria? E quantas vezes você ouviu alguma gíria e simplesmente não entendeu o significado? Eu posso dizer que já fiquei confusa com tantas gírias em diversas ocasiões. Mas afinal, o que são gírias?
Gírias são palavras características de um grupo ou da sociedade como um todo. Podemos classificar as gírias em dois tipos: a de grupo e a de uso comum. O primeiro é específico e somente aqueles que fazem parte de um determinado grupo conhecem a significação (por exemplo, profissão, visão política, opção sexual ou classe social); o segundo faz parte da linguagem usada por todas as comunidades da sociedade. A gíria de uso comum começa em um grupo fechado e ao integrar-se à linguagem “popular” deixa de ter o significado restrito e passa a ser utilizada na língua social.
Não podemos nos esquecer de que muitas gírias chegam até nós não só pelas conversas diárias, mas também pelas novelas e músicas que influenciam no modo de vestir e de falar. Mas isso é assunto pra outro post...
Aqui abaixo seguem algumas gírias, tanto de uso comum quanto de grupo. Será que vocês as utilizam?

Internet: Trollar – sacanear com alguém;
Noob - Novato, inexperiente;
Owned – Foi derrotado, humilhado;
Fail – Falha.
Jornalismo: Foca – jornalista iniciante.
Outras: Mano – colega, amigo;
Putz – utilizada no lugar de “puxa vida”, “caramba”, etc.
Valeu – obrigado(a);
Interter – passar tempo com algo;
Ué – “porque não?”
Bem capaz – nunca, jamais;
Baita – grande;
Chapa – amigo;
Vazar – ir embora de algum lugar.



Para finalizar, uma tirinha do blog Mulher de 30


E então, você reconheceu alguma dessas? Que tal tentar escrever  nos comentários frases inteiras com as gírias que vocês usam no trabalho e no dia-a-dia? Vale a pena tentar  :)
Até a próxima lindinhos!




(Quem quiser saber um pouco mais sobre gírias eu recomento o artigo A gíria: do registro formal ao registro coloquial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário