quarta-feira, 20 de junho de 2012

Moda dos Esmaltes

Por: Harisa Lira

Hoje a nossa conversa é sobre aqueles vidrinhos que contém um tesouro feminino e que fazem toda a diferença no visual: os esmaltes. A cada semana surgem novas técnicas de pintura, novos acabamentos, novas cartelas de cores... mas nem sempre foi assim.
Os primeiros registros de unhas pintadas nos levam ao Antigo Egito, aproximadamente 3500 a.C., onde as as mulheres egípcias usavam uma tinta preta de henna nas unhas. Cores mais vibrantes eram de uso exclusivo da realeza; Cleópatra tinha preferência pelo tom vermelho escuro e Nefertiti pelo tom rubi.  Mas foi na China do século III a.C.,que começaram a surgir esmaltes mais parecidos com os que temos hoje; os reis pintavam as unhas em tons metálicos e avermelhados como sinal de riqueza e poder. E no Império Romano era mais valorizado o polimento das unhas, que era feito com materiais abrasivos. Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina.
A produção de esmalte não se desenvolveu muito até o século XX. Até então, o cuidado com as unhas era somente em mantê-las curtas e polidas e por vezes perfumá-las com óleos. Em 1830 foi desenvolvido o primeiro aparato para empurrar as cutículas; antes elas eram removidas com tesouras e ácidos (ai!). No começo do século XX, os esmaltes começaram a ganhar força com o uso de soluções coloridas, mas as mesmas não duravam mais que um dia nas unhas.
Somente em 1925, a partir de tintas de carro, foi criado um esmalte transparente em tom rosado que era aplicado somente no meio das unhas; nesse período mulheres com reputação eram proibidas de usar cores fortes.
1937 foi o ano da revolução no modo de usar e fabricar esmaltes. Os irmãos Charles e Joseph Revlon mais um químico desenvolveram um esmalte brilhante e colorido para ser aplicado em toda superfície da unha. Nasce assim a marca Revlon com a tendência de pintar e maquiar os lábios da mesma cor.
No ano de 1970 os esmaltes sintéticos começaram a ser produzidos em maior escala ao mesmo tempo em que as unhas tornam-se mais longas. Desde então, diversas técnicas, modelos de unha e esmaltação são desenvolvidos para todo tipo de público. Que tal conhecer algumas delas?

Atualmente um formato de unha está em alta e sendo bastante usado por celebridades como Rihanna, Lady Gaga, Fergie e Beyoncé. Alguém se arrisca?



Aqui vão alguns estilos e seus nomes. Vamos conhecê-los:
1 – Quadrada com cantos arredondados; 2 – Arredondada com ponta; 3 – Quadrada; 4 – Triangular ou Stiletto; 5 – Arredondada.

Quem falou Stiletto para as unhas de Fergie, Rihanna e Beyoncé acertou! Mas esse formato não é novidade, elas já foram muito usadas nos anos 50 e 60 e agora voltou com tudo.


Com o passar do tempo o esmalte deixou de ser um complemento para a roupa e passou a ser elemento de destaque e muitas vezes é mais notado que a própria roupa. Um exemplo é a cantora Adele que no Grammy Awards deste ano, teve as unhas mais comentadas que seus prêmios (foram 6 no total) na internet. A cantora utilizou a técnica Louboutin, inspirada na marca de sapatos de mesmo nome, que consiste em pintar a parte debaixo da unha de vermelho e a de cima de preto. Na premiação, Adele combinou as cores das unhas com as do sapato.
Unhas estlo Louboutin

Existem muitas outras técnicas de esmaltar as unhas, vou mostrar algumas delas agora:



Esponjado ou Ombré: Depois de pintada, use uma esponja (pode ser até a de cozinha) com a pontinha suja de um esmalte de um tom mais claro (ou escuro) para dar o acabamento “manchado” na unha.


Carimbos: O esmalte apropriado é colocado sobre uma plaquinha específica e depois de retirado o excesso aplica-se o desenho sobre a unha. Há uma variedade de plaquinhas e desenhos que podem ser usados; desde um desenho de renda até uma estampa de animal.


Francesinha invertida e Inglesinha (francesinha colorida): São variações da francesinha tradicional. O legal é que é possível manter a técnica clássica ao mesmo tempo em que é possível brincar com as cores. Uma grande adepta do estilo Francesinha invertida é a atriz e modelo Dita Von Teese.

Unhas Caviar e Pelúcia: As duas técnicas consistem em depois de pintar as unhas, ainda com esmalte molhado, colar nelas pequenas miçangas ou um pozinho para flocagem, respectivamente. A empresa Ciaté lançou uma dupla de esmaltes e um de miçanga específico para fazer as unhas Caviar.
Marble/Marmorizada e Filha única: A técnica Marble é feita com gotas de esmaltes despejados na água. Eu recomendo esse vídeo aqui, ele é bem explicativo. Para fazer a Filha Única, basta pintar a unha do dedo anelar de um modo diferente das demais, seja com algum desenho ou, um glitter chamativo ou mesmo de cor diferente. Eu adoro essa técnica e utilizo sempre que quero dar uma cara especial à esmaltação.
Esses são alguns acabamentos superlindos que valem a pena experimentar :)
Essa sou eu e algumas aventuras esmaltísticas que eu já fiz XD.


Curiosidades


- Você sabia que existe esmalte de ouro?


Pois é, existe sim. E você pode obtê-lo pelo preço de £83.000 (cerca de R$230mil). O nome do esmalte é Gold Rush, da Models Own. A tampa é feita de ouro maciço e possui 1118 diamantes cravejados :O A marca americana Deborah Lippmann lançou também dois esmaltes, um dourado e um prateado. O primeiro é feito de glitter e ouro 24 quilates, o outro possui pó de diamante na fórmula. O preço de cada um é de mais ou menos R$40.



- Você sabe a verdadeira origem das unhas Francesinha?

Sabe aquele boato de que os franceses não gostam de tomar banho? Então, logo quando os esmaltes começaram a bombar em 1925, as prostitutas francesas usavam o esmalte branco na ponta das unhas para disfarçar a sujeira e parecerem limpas (eca!). Dessa forma, os homens sabiam diferenciar damas e prostitutas. Mas na década de 70, o maquiador americano Jeff Pink em uma visita à França viu o “estilo” de pintura e levou-o para as atrizes de Hollywood, fazendo as unhas francesinhas virarem moda pelo mundo.



E então, o que acharam desses estilos de esmaltação? Quais deles vocês já tentaram ou já fizeram?  Os meus preferidos são o Filha única e o Esponjado ;)
Nos falamos em breve! Até a próxima gente!

3 comentários:

  1. Omg, já quero todos os esmaltes de todos os jeitos possíveis!

    ResponderExcluir
  2. ACho chique!!! Eu quero logo uns pra minha pessoa!!! hihihi

    ResponderExcluir
  3. Hariiiiiiiii amei a matéria!!!!! e á vou querer um tutorial da senhorita hein...amei tuas artes....bjus

    ResponderExcluir