quinta-feira, 3 de novembro de 2011

8º Amazonas Film Festival

por Cássia M. B. Nascimento

Começa hoje!





Para alegria do público amazonense, abre nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, a 8ª edição do Amanozas Film Festival. É a oportunidade para acompanhar filmes inéditos e conhecer de perto quem faz cinema no país.

A primeira exibição do festival, com início às 19 horas, no Teatro Amazonas, será o filme Xingu, produção da O2, ainda inédito no país, dirigido por Cao Hamburger, de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias). Xingu conta a história dos irmãos Villa-Boas, responsáveis pela criação do primeiro parque indígena de grandes proporções no Brasil. Estarão presentes: o diretor do filme, os produtores e alguns nomes do elenco principal: Felipe Camargo, João Miguel, Caio Blat e Maria Flor. Além disso, o longa será apresentado por Fernando Meirelles, de Cidade de Deus, também Presidente de Honra desta edição do festival.

Mas não será somente Manaus que ganhará com o Festival, as mostras paralelas chegam a municípios do interior, inclusive em hospitais, presídios, centros de reabilitação de menores, dependentes químicos e em alguns vários municípios do interior. Já a mostra Outra Visão do Cinema une audiodescrição, linguagem de sinais e legenda em português para atender aos deficientes visuais.

Um dos destaques da programação está no fato dela sediar, de 7 a 9 de novembro o seminário Iberoamericans Films Crossing Boarders, que tem por objetivo auxiliar os profissionais a fazerem seus filmes circularem fora do Brasil. Outra destaque é o filme Ganga Bruta. Dirigido pelo cultuado cineasta Humberto Mauro (Tesouro Perdido), em 1933. Ele será exibido no dia 6 de novembro, no Teatro Amazonas, com o acompanhamento de uma orquestra filarmônica do Amazonas.

O festival terá 3 mostras competitivas, premiando o melhor curta-metragem do Brasil, o melhor curta-metragem do Amazonas e o melhor longa-metragem internacional. Farão parte do juri: Randa Haines (Os Filhos do Silêncio), o cubano Ivan Giroud, o ator mexicano Alfonso Herrera, Tizuka Yamasaki (Gaijin- Caminhos da Liberdade) e Cao Hamburger.

São oito longas e 25 curtas que estrelam as mostras competitivas da oitava edição do Amazonas Film Festival os dias 03 e 09 de novembro: A Separação, de Asghar Farhadi; Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios, de Beto Brant; Late Bloomers - O Amor Não Tem Fim, de Julie Gavras; O Carteiro, de Reginaldo Faria; La Source Des Femmes, de Radu Mihaileanu; Os Últimos Cangaceiros, de Wolney Oliveira; The Firts Grader, de Justin Chadwick; O Estudante, de Santiago Mitre.

O site oficial traz informações completas: http://www.amazonasfilmfestival.com.br/pt/index.jsp

ESPECIAL: Ah, mas não poderíamos deixar de falar que a estilista Eliete Ly apresentará no Red Carpet, junto com as Ecobags dos Artistas, a Coleção "O luto da floresta", já apresentada no Ambiental Fashion III.


Nenhum comentário:

Postar um comentário