segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mimo.Com realiza última palestra em 2011

Por: Karen Leão

No dia 10 de dezembro o ciclo de palestras Mimo.Com, realizado em parceria com a Livraria Saraiva Megstore, debate o tema: “Linguagens, expressões humanas, mídia e moda”, com o professor doutor da Ufam, Gilson Monteiro.

O tema será abordado levando em conta a psicanálise freudiana e lacaniana e a relação com a pulsão de compra. “Mostrarei como as linguagens e as expressões humanas, desde os primórdios, relacionam-se como formas de expressão da liberdade. E a moda é uma dessas formas de expressar a liberdade individual”, disse o professor.

Segundo o palestrante as pessoas precisam entender que a moda não é apenas a expressão de uma forte indústria do consumo de roupas e da produção. “A moda envolve criação. Chega a ser uma forma de arte criadora. E como arte, portanto, reflete a liberdade expressiva e criadora”, afirmou.

O projeto Mimo.Com teve início no mês de maio deste ano com o objetivo de proporcionar momentos de debate sobre Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda com importantes nomes do meio acadêmico.

Para Gilson Monteiro o projeto se firma a cada nova palestra e tem tudo para se consolidar no próximo ano. “As pessoas do mundo da moda já agendam as palestras do projeto. Um sinal de que começa a fazer parte do que se pode chamar de sistema da moda de Manaus. Ë importante porque o grupo Linguagens, Mídia e Moda (Mimo) é novo e foi recentemente certificado pelo CNPq”.

O Grupo de pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO) surgiu da necessidade de um diálogo interdisciplinar das pesquisas em Artes, Comunicação, Cinema, Linguística, Literatura, Mídia e Moda em desenvolvimento pela Linha de Pesquisa 2 – Redes, processos e formas de conhecimentos – no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia das quais emanam linguagens e expressões humanas, da poesia à moda, na formação do indivíduo ou de redes conforme sua liberdade de escolha.

Currículo do palestrante

Gilson Vieira Monteiro é professor associado da Universidade Federal do Amazonas  (Ufam). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)e Bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora com o projeto do Centro de Mídias Digitais da Ufam. Recentemente aprovou no edital MEC/Sesu o Programa de Mídias Digitais da Ufam. Foi quem propôs a criação do Curso de Graduação em Mídias Digitais aprovado como novo curso da Ufam no Reuni. É Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003).



Nenhum comentário:

Postar um comentário