sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coca Cola - O lado bom da vida?

Por Lara Almeida


Mimosos, fiquei sabendo que essa semana inaugurou em Porto Alegre/RS a 1ª loja exclusiva no Brasil da grife Coca-Cola Clothing, licenciada da marca Coca-Cola a AMC Têxtil. Toda a arquitetura da loja foi feita pensando em como gerar uma experiência e interatividade digital do consumidor com o universo da marca por meio da música e das redes sociais. A sustentabilidade está caracterizada no interior da loja. Ela é toda revestida de lamieco, um material reciclado de garrafas PET, e claro, um mega painel de LED super-econômico, em termos de energia.


Essa marca está extravasando o mercado de refrigerantes, roupas, e agora, pasmem, está vendendo “lifestyle”. Muitos de vocês devem estar se perguntando: “... sim, e o que significa lifestyle?”.


Pois então, de acordo com minhas pesquisas cibernéticas, e bate-papo com amigos, lifestyle hoje é uma palavra muito em voga e que expressa um estilo de vida. Ou seja, se sou rico e ando em lugares badalados, em grandes centros urbanos, compro roupas em lojas de marcas caras, dando a impressão de que sou feliz e poderoso isso é lifestyle. Ou também, posso ter um lifestyle alternativo e gostar de viver perto do mar, ter uma vida mais despojada, morar em uma mansão a beira-mar... Enfim, o jeito que levo a vida é um lifestyle, obviamente regado de muito requinte e ostentação, por mais simples que seja caso contrário perde o glamour que rodeia essa palavra anglo-saxônica!

Tenho observado que em todos os grupos sociais as pessoas lutam contra os sinais do envelhecimento e do excesso de peso, desejando muitas vezes ter um lifestyle ditado pelo diversos meios de mídia. Em toda parte impõem-se, em vez de tradicionais atitudes de resignação e aceitação do destino e das condições sociais, uma maior exigência do progresso no nível de vida.

O gosto pelas novidades e pelas marcas prestigiadas na mídia, o direito à qualidade de vida, a beleza perfeita e a uma vida de lazer. Para muitas pessoas, de acordo com Humberto Eco (um escritor tri-legal!), as metas de vestir-se bem, consumir determinados produtos e utilitários, vivenciar certas ocasiões de gastar dinheiro nos tempos livres, são significativas condutas que demonstram uma busca por pertencer ao estilo “modo de viver bon vivant”.  A busca por um ideal de vida que na maioria das vezes só acontece no mundo ficcional dos filmes e novelas.

 ...E isso me faz questionar: até que ponto é saudável tentar viver em uma busca incessante pelo “o lado bom da vida”!
Será que as mazelas, imprevistos e desafios do cotidiano das nossas vidas não nos fazem mais felizes do que um luxo efêmero disfarçado de simplicidade?!

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