segunda-feira, 18 de julho de 2011

Literatura viva na Moda

por Cássia M. B. Nascimento

Hoje acordei com uma frase óbvia, mas extremamente significativa para mim: Arte é vida! Pensei no quanto as artes são vivas por se fazerem percebidas e revividas em outras artes. A Música vira Poesia, a Poesia vira Cinema, o Cinema vira Música, a Escultura vira Dança e a Literatura vira Moda...
Para estudar sobre a beleza desse encontro, deixo aqui duas dicas:
1 O livro Moda e Ironia em Dom Casmurro, de Geanneti Tavares Salomon (Alameda Editorial, R$ 40, 196 páginas).


O livro trata-se de um estudo que demonstra como os detalhes do vestuário do século XIX, na província do Rio de Janeiro, traçados por Machado de Assis em suas narrativas, podem ser fonte valiosa de informação estética e social. O vestir dos personagens é mais uma estratégia literária para a criação dos perfis da burguesia da corte brasileira.

Dentre os livros utilizados no estudo, está Dom Casmurro e o vestido de chita de Capitu menina versus o vestido de baile da Capitu mulher.

Vale a pena conferir!


2. O livro Moda, roupa e tempo - Drummond Selecionado e Ilustrado por Ronaldo Fraga.



A paixão pela poesia que sempre acompanhou a produção do estilista Ronaldo Fraga levou-o a transpor Drummond e Guimarães Rosa para as passarelas do mundo fashion.  

As peças sobre o tema foram expostas no Shopping Paralela, dos dias 7 a 17 de abril de 2011, nas coleções “Todo mundo e Ninguém” e “A Cobra ri”.

Ronaldo esclarece que essa interessante parceria entre literatura e moda foi inspirada pelo livro “O observador no escritório”, em que Carlos Drummond de Andrade descreve a casa em que viveu Cecília Meireles com uma percepção aguda de como a sensibilidade da poetisa se projetou sobre seu ambiente privado e suas roupas.



Também dos poemas de Carlos Drummond de Andrade foram as inspirações do estilista Ronaldo Fraga na criação de modelos de óculos para a marca Chilli Beans.


Da inspiração de Guimarães Rosa, Ronaldo Fraga montou uma coleção que leva o visitante ao sertão brasileiro. As estamparias mostram imagens de animais, coqueiros e plantas, além das texturas características com bordados aparentes, palha, entre outros.

Este vídeo traz uma entrevista com o estilita:


Da literatura e da moda, não faltará criatividade para que o diálogo sempre aconteça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário