segunda-feira, 11 de julho de 2011

A moda e o estilo

por Vanusa Gadelha

As pessoas estão cada vez mais ligadas na moda, no bem estar e na saúde. E isso liga e move uma cadeia enorme de empresas e profissionais especializados, além de pesquisadores, estudantes e interessados.

O estilo é a palavra de ordem em foco na moda. Pessoas cada vez mais pensam, falam (e agem) no estilo e pela moda. Elas estão mais preocupadas com o conforto e em se diferenciar. Essa diferenciação pode vir através de preferências por certos aspectos da roupa:

·         Seu corte: sua modelagem;

·         Sua textura: se o tecido for liso ou enrugado;

·         Sua estrutura: se o tecido for grosso ou fino, se for pesado ou leve;

·         Seu visual: se for brilhoso ou fosco;

·         Sua cor: se for liso ou estampado, de cor forte ou clara;

·         Na composição de peças;

·         E no uso ou não de acessórios.

Todos esses aspectos descritos juntos geralmente revela um estilo. E, para saber descrever essas preferências é fundamental que a pessoa se conheça, pois desta forma, ela conhecerá suas preferências e saberá o que gosta e o que lhe cai bem.

Então, esse estilo que essa pessoa possa vir a ter não será necessariamente um estilo rotulado – uma romântica, uma moderna ou uma sofisticada – mas, um estilo pessoal que será a sua marca, e isso não impede que ela assuma aqui e ali um determinado “estilo” desses já descritos. Pois, hoje, a vida é corrida e todo mundo assume vários papéis diferentes, mas o seu estilo será aquele que diz quem você é. Por que uma roupa linda veste melhor uma pessoa em relação à outra? Sem levar em conta a forma dos corpos, isso acontece porque são pessoas diferentes com personalidades diferentes.

Por isso, na moda, o mais importante é o estilo, o seu estilo. As tendências são o que indústria nos oferece. Cabe a nós desejar e saber escolher o que combina com a gente. Às vezes, no afã de andar na moda, as pessoas andam por aí bem vestidas, mas tão montadas e tão na moda que anulam a sua personalidade tornando o seu look uma coisa estranha, cafona, além de passar uma mensagem confusa e falsa sobre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário