domingo, 17 de julho de 2011

O sorriso de Monalisa

Por Lara Almeida

Existem diversas histórias, mitos e até mesmo intrigas em torno desta célebre pintura, realizada por um verdadeiro gênio Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente, como comumente é conhecido: Leonardo Da Vinci!!

Este singular indivíduo transpôs as barreiras do convencional, se destacou como cientista, matemático, escultor, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Tudo isso no término do século 15. Um ser que ainda hoje causa furor devido sua genialidade! E por falar em furor e genialidade aproveito para comentar sobre a mais conhecida obra de Da Vinci:  La Gioconda, vulgo Monalisa.



Para os leitores que não se recordam muito bem deste célebre quadro, lá vai algumas informações básicas dessa célebre tela: trata-se de uma  enigmática senhora que até hoje causa controvérsias quanto sua real identidade. Alguns dizem tratar-se da esposa de um famoso comerciante de Florença, enfim, o que mais chama atenção neste quadro é a figura- fundo. A modelo do quadro tem um olhar que fita a pessoa não importando em qual posição ela esteja. Quando estive no Museu do Louvre, em Paris,  fiz o tal teste e de fato acontece!!! Você pode olhar a tela de um ângulo de 90 graus à esquerda e caminhar até o lado oposto olhando para a tela, e terá a sensação de que Monalisa não tira os olhos de você com aquela expressão nos lábios que particularmente pode ser um sorriso, uma deboche, um insulto, dependendo do seu estado psicológico quando estiver olhando o quadro (sim estou falando de projeção psicológica)!

E ainda digo mais caro leitor, a perspectiva que Da Vinci pintou ao fundo da “madame” é sensacional, pois se você observar ao lado esquerdo do ombro dela vemos uma paisagem  de uma estrada longínqua, enquanto que ao lado direito percebe-se uma passagem um pouco mais próxima com uma ponte de pedra ao fundo cruzando um riacho, enquanto que, Monalisa está em uma posição central e altiva quando se compara ao fundo: GENIAL!!!

Esta obra de arte causou e, ainda hoje, causa grande admiração e desejo em meio a nós reles mortais. Existem diversas cópias ao redor do mundo que custam milhares de dólares e, claro, que a original resguardada sob uma feroz e especializada segurança do Museu do Louvre, cria filas imensas para ser admirada somente por alguns segundos.

Pois bem, após essa relembrada sobre o quadro de La Gioconda e sua repercussão mundial no meio das artes e da moda (muitos estilistas, decoradores e designers já se inspiraram no quadro para criar novos trabalhos), venho informá-los, meus caros mimosos, que a partir de agosto, depois de séculos, um pintor chamado Ei Fong é o responsável por imitar a expressão do rosto da pintura renascentista na boneca mais querida entre meninas de todo o planeta:  a Barbie....


Como podemos ver a arte, a moda e o consumo tem uma relação muito próxima em nossa atual sociedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário